
Um ano de Juventude Trabalhista em meio a encruzilhada nacional
A JT completa 1 ano desde sua consolidação. E já precisamos reconhecer seu papel.
A JT completa 1 ano desde sua consolidação. E já precisamos reconhecer seu papel.
Análise de uma testemunha do evento que uniu opostos em torno do debate sobre o trabalhismo brasileiro, o Fórum pelo Novo Trabalhismo
*** É inegável a herança de Vargas para com Leonel, não apenas por fazerem parte do mesmo partido (Partido
Porque Black Sabbath tem mais a ver com o trabalhismo do que você imagina.
Setenta anos após sua fundação, o ISEB permanece como símbolo do esforço intelectual pela emancipação nacional. Criado em 1955, o Instituto reuniu pensadores como Álvaro Vieira Pinto, Guerreiro Ramos e Hélio Jaguaribe na formulação de uma ideologia própria para o desenvolvimento do Brasil.
No século XX, a despolitização da economia serviu para legitimar cortes sociais, repressão ao trabalho e concentração de riqueza — tudo sob o verniz da neutralidade técnica. Este texto denuncia essa farsa e defende uma economia a serviço da maioria.
Desde as revoluções e golpes, até as guerras ou mesmo a simples participação na produção, a história da humanidade está repleta de exemplos de que é o povo que, de fato, realiza as transformações sociais. Nenhuma liderança fez, sozinha, nenhum evento histórico: Getúlio precisou da demonstração popular para combater a elite cafeeira e criar a CLT; a própria ditadura só chegou ao poder pelas mãos dos soldados rasos e com o apoio de milhares.
O texto visa apresentar uma análise expositiva sobre a percepção dos pensadores Oliveira Vianna e Guerreiro Ramos sobre os problemas do imaginário político brasileiro, a partir da resenha comparada dos textos “Idealismo Utópico e Idealismo Orgânico” e do posterior “A Problemática da Realidade Nacional”.
O neoliberalismo precariza as condições de vida dos trabalhadores por duas vias: radicalizando a mercantilização do trabalho humano e desmontando as instituições de bem estar e previdência social. Desamparados de qualquer força que não seja a própria remuneração, e sendo esta flutuante, instável e imprevisível, os trabalhadores mais jovens encontram-se privados das possibilidades de planejar a própria vida com a mesma segurança que outras gerações tiveram.
O trabalhismo brasileiro, sem sombras de dúvidas, é uma doutrina nacional com a força de vontade e ideias que visam acabar de vez com os males que assolam o povo e aqueles que vivem em nossa pátria, e em especial, isso se deve a Alberto Pasqualini e suas ideias políticas.